Uma lógica perversa
Vice-prefeito (Vavá) de Fernando Pedroza impede que moradores tenham acesso a água e meses depois se propõe à solucionar o problema.
Os moradores do Conjunto Milce Trindade no município de Fernando Pedroza sofrem com a falta d’água desde a sua ocupação, há aproximadamente três anos. Mas em setembro de 2010, quando José Sales estava próximo a resolver o problema junto a Companhia de Água (CAERN), o vice-prefeito ameaçou romper o apoio a Iberê - candidato ao Governo do Estado – caso a companhia fornecesse a água aos moradores do conjunto. E a CAERN desiste de atender o pedido dos consumidores.
Passada as eleições o vice-prefeito se propõe resolver o problema. Após o fato ter se tornado público no Programa Tribuna Livre (programa local). Além dele, conforme anunciado no programa deste domingo, o atual presidente da Câmara Municipal também se prontifica a resolver o problema.
O que se percebe nessa questão é o interesse dos futuros candidatos em se promover. E o desperdício de recursos públicos. Uma vez que as casas do conjunto foram construídas com o dinheiro público, mas não foram concluídas.
Pedro Demo, um importante sociólogo brasileiro, em seu livro Pobreza Política diz que é políticamente pobre “o oprimido que espera sua libertação do opressor; é o ser humano reduzido a objeto e que mendiga direitos; é quem faz a história do outro, a riqueza do outro, os privilégios do outro e, com isso, é coibido de história própria” (pág. 31, 2006).
Nessa situação é o que se ver claramente, o ser humano sendo usado como objeto para promover os privilégios de outrem. E de portador de direitos passa a mendigar direitos que lhes foram retirados propositalmente para depender dos supostos “homens bons” que venham a solucionar o problema.
Os beneficiados com a solução ficarão eternamente gratos e devedores de favores que serão cobrados nas eleições municipais. Em Fernando Pedroza, conforme Araújo 2010, 19% dos eleitores votam no candidato a prefeito por dever favor. Diziam os entrevistados “votei porque devia favor”.
É perverso retirar o direito de quem tem para os tornar dependente e em seguida se colocar como “bem feitor” para que as pessoas sintam-se devedoras de favores, e sem ter como, pagam com o voto.
Comentários
Em materias colocadas aqui a tempos atrás foram motivos de vários comentários, inclusive alguns que o Sr não gostou, mas acho que deve ser considerado o direito de anonimato, até porque só entra na Internet quem quer e ao seu Blog quem gosta da escrita com texto interessasntes e de uma visão otimista para um mundo melhor. A sua simplicidade como pessoa e consciência política como professor e cidadão nos deixa orgulhosos como fernandopedrozenses. E agora corajosamente citando nomes e figurantes que nada fazeem por FP. Precisamos sermos mais consciente e essses assuntos tem que ser divulgados com mais amplitude. Cadê o Blog da cidade, o que se diz mais comunicativo que só divulga assunto do sistema a quem ele está atrelado pelos favores. Parabéns Hudson pelo que faz por minha teerra..
agradeço os elogios. Faço as matérias principalmente para manter o registro do que acontece em Fernando Pedroza e utilizar em momento oportuno como material de estudo para elaboração de artigo científico. E os comentários são bem vindos, pois enriquece os registros e mostra as concepções dos fernando-pedrozenses o de outros membros da sociedade.
pode continuar fazendo seus comentários no anônimato sem problema.