Dia da Consciência Negra
No dia da Consciência Negra visitamos uma construção que segundo os antigos moradores do município de Fernando Pedroza era uma senzala.
A casa dos escravos, como muitos antigos moradores chamam essa construção, é a mais antiga, com registro, encontrada no município de Fernando Pedroza. Não temos conhecimento, até o presente, de outra construção mais antiga. É provável que haja, porém ainda não sabemos qual.
De acordo com a datação escrita na parede a “casa dos escravos” no município de Fernando Pedroza foi construída em 1818. O registro pode mudar a explicação para a origem de Fernando Pedroza. Inclusive no sentido de como se deu sua ocupação. Que pode ter sido iniciada pelo sul do território municipal. E não pelo leste como supúnhamos.
Alguns dos nossos antigos moradores acreditam que existe uma botija (tesouro escondido). Quando pedimos informações a uma moradora da fazenda onde localiza-se a construção, ela perguntou: vieram arrancar a botija? Respondemos que não.
Outros contam que a proprietária das escravas costumava pregar a orelha delas numa madeira fixa e em seguida chamava-as e elas tinham que vir deixando o pedaço de orelha na madeira.
Precisamos pesquisa para escrevermos a história desse município, pois ela vai além do que temos conhecimento. Vale a pena investir para conhecermos como Fernando Pedroza se originou.
Comentários
Realmente precisamos pesquisar para explicar a formação sócio-espacial do município de Fernando Pedroza. Divulgam-se muito que Fernando Pedroza começou em 1920. Mas nesse ano construímos apenas o fudamento da Cidade. A ocupação dessas terras se deu muito tempo antes. 1818 já é uma data que contraria a de 1920 quando se criou o núcleo urbano. Nesse ano já tínhamos muita gente morando na zona rural e elas devem ser envolvidas na nossa história.
Agora se faz necessário que haja investimento financeiro, pois vamos precisar de recursos humanos, materiais para investigar como se deu essa ocupação espacial.