Dia da Consciência Negra

No dia da Consciência Negra visitamos uma construção que segundo os antigos moradores do município de Fernando Pedroza era uma senzala.

DSCF1082

A casa dos escravos, como muitos antigos moradores chamam essa construção, é a mais antiga, com registro, encontrada no município de Fernando Pedroza. Não temos conhecimento, até o presente, de outra construção mais antiga. É provável que haja, porém ainda não sabemos qual.

DSCF1057

De acordo com a datação escrita na parede a “casa dos escravos” no município de Fernando Pedroza foi construída em 1818. O registro pode mudar a explicação para a origem de Fernando Pedroza. Inclusive no sentido de como se deu sua ocupação. Que pode ter sido iniciada pelo sul do território municipal. E não pelo leste como supúnhamos.

Alguns dos nossos antigos moradores acreditam que existe uma botija (tesouro escondido). Quando pedimos informações a uma moradora da fazenda onde localiza-se a construção, ela perguntou: vieram arrancar a botija? Respondemos que não.

Outros contam que a proprietária das escravas costumava pregar a orelha delas numa madeira fixa e em seguida chamava-as e elas tinham que vir deixando o pedaço de orelha na madeira.

Precisamos pesquisa para escrevermos a história desse município, pois ela vai além do que temos conhecimento. Vale a pena investir para conhecermos como Fernando Pedroza se originou.

Comentários

jango disse…
Parabens amigo pelo valioso trabalho que voce desenvolve em prol do nosso municipio,iniciativa que deveria ser feito pelo poder publico seja ele municipal ou mesmo estadual que infelismente não tem interesse cultural e nem tão pouco social em divulgar a origem dos seus municipios deixando de lado verdadeiras historias culturais,e agora como fica a descoberta do nosso municipio diante de evidencias tão claras e preciso que agora o nosso municpio faça uma verdadeira pesquisa de campo e desculpra qual a nossa verdadeira origem e descoberta.
Hudson disse…
Jango
Realmente precisamos pesquisar para explicar a formação sócio-espacial do município de Fernando Pedroza. Divulgam-se muito que Fernando Pedroza começou em 1920. Mas nesse ano construímos apenas o fudamento da Cidade. A ocupação dessas terras se deu muito tempo antes. 1818 já é uma data que contraria a de 1920 quando se criou o núcleo urbano. Nesse ano já tínhamos muita gente morando na zona rural e elas devem ser envolvidas na nossa história.

Agora se faz necessário que haja investimento financeiro, pois vamos precisar de recursos humanos, materiais para investigar como se deu essa ocupação espacial.

Postagens mais visitadas deste blog

Caatinga: Uma Galeria da Resiliência Natural sob o Sol Escaldante

Está expirando o prazo para envio das prestações de contas da alimentação escolar e transporte escolar

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: COMO ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES DE FORMA CONSCIENTE E RESPONSÁVEL