Fernando Pedroza: um nome que é, mas poderá não ser – depende!

Hoje nas minhas reflexões lembrei de um nome que constantemente era lembrado nessa época do ano – Fernando Gomes Pedroza (in memoriam). Não porque esse nome identifica-se com o da cidade, mas porque esse é o nome de um homem que mantinha aceso o brilho de Fernando Pedroza na mente dos fernando-pedrozenses. E isso ele fazia simplesmente vindo a Fernando Pedroza (as pessoas organizavam seu dia de acordo com a vinda de Fernando Gomes Pedroza a Fernando Pedroza).

Fernando Gomes Pedroza todos os anos era lembrado pelos estudantes para ser o patrono da colação de grau. Esse ano vi os alunos desnorteados, sem saber quem convidar para ser o patrono do 3º ano ensino médio. Mesmo sabendo que ele não gostava de aparecer publicamente, tinham por certo que ele mandaria seu representante. Hoje já não podem contar com essa referência. Pois se não fosse Fernando Pedroza poderia ser qualquer outro, mas os estudantes contavam com ele.

E a escolha dos estudantes por Fernando Gomes Pedroza não era por acaso, tinham motivos para reconhecê-lo como homem digno de ser patrono de uma colação de grau. E a motivação para honrá-lo está na sua preocupação em incentivar os estudantes a dar o melhor de si. Para isso ele premiava com R$ 500,00 o aluno do 9º ano da Escola Estadual Professora Francisca Alves da Silva que obtivesse melhor nota. O valor do prêmio superava o salário mínimo.

Outras ações foram executadas por Fernando Gomes Pedroza que não é objetivo nosso destacar. O que queremos exaltar é a importância que ele teve para os estudantes pedrozenses. Ele era um ponto de apoio, que indiretamente dizia aos jovens estudantes: vale a pena ter o nome de Fernando Pedroza na sua cidade.

Podemos interpretar suas ações como uma voz que dizia: não quero forçar uma lembrança de um nome através de um busto, ou mesmo por meio de uma migalha de terra de propriedade familiar. Mas que podem contar comigo, porque sou daqui e quero fazer jus ao nome que o município tem.

E certamente ele tinha razão. Apesar de que, seu esforço em manter o nome Fernando Pedroza vivo, será neutralizado pela ausência da família nesse município. E se não houver uma ação contínua no sentido de manter vivo o nome Fernando Pedroza, é provável que num futuro próximo – quando os nossos pais já não existir – esse seja apenas um nome fantasia.

E, como tudo está em constante transformação, quem sabe até o nome seja mudado. E sugestões não faltam para o próximo nome.

Comentários

Eduardo Pedroza disse…
Sempre no final do ano vêm às recordações datas que passaram e surgem as esperanças e expectativas das datas que virão; assim é com as pessoas, famílias e toda uma sociedade como a cidade de Fernando Pedroza. A família de F.Pedroza (meu avô), principalmente os que compartilhavam seu dia-a-dia, triste com seu falecimento em 2010 busca em 2011 a superação das perdas e adaptações, mas com a esperança de continuar um legado de valores humanos, como todas as famílias possuem... Passado de pai/mãe para filhos e flihos para netos.... Como meu avô sempre me ensinou um “Um homem pode ensinar muitas lições, independente de credos, ideologias, posições políticas...etc ”, as recordações dos responsáveis pelas obras, pela ações, são valores de reconhecimento para os autores, no entanto o mais importante certamente é a recordação da lição e, claro, a proliferação das atitudes nobres. O bem é contagioso! Também já fui professor, certas ocasiões de comunidades carentes e também de idades mais avançadas, não tem satisfação maior que observar o resultado de sua atividade, e observar alegria de ex-alunos ao te re-encontrar. Eles não se esqueceram de você! Principalmente de seu papel durante certo período da vida deles. A cidade de Fernando Pedroza também tem recordações, colocar em pauta a mudança de um nome certamente não é o desejo mais prioritário e nobre para cidade, há desafios, esperanças e expectativas nobres de melhoria qualidade de vida e nós estaremos sempre juntos com nossas forças e fraquezas levantando bandeiras a favor da cidade, independente posições políticas, ideológicas e pessoais. Porque não começamos a divulgar este comentário no com texto principal em seu blog e agendando uma reunião para ouvir e apresentar onde poderemos contribuir, por exemplo, nas escolas ou junto a alguns alunos. Queremos pelo menos ser amigos da escola.
Abraço, feliz 2011.
Eduardo Pedroza.
Hudson disse…
Olá Eduardo!
Também desejamos a você e toda sua família um ótimo 2011.

Certamente queremos ter a família Pedroza como amiga do município de Fernando Pedroza. E como todo amigo, sempre desejamos uma visita, quando possível claro. O que não queremos é ser esquecidos.

Quanto a ajuda vocês sendo amigos do município descobrirá como ajudar.

abraços,
que Deus continue com vocês.

Postagens mais visitadas deste blog

Caatinga: Uma Galeria da Resiliência Natural sob o Sol Escaldante

Está expirando o prazo para envio das prestações de contas da alimentação escolar e transporte escolar

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: COMO ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES DE FORMA CONSCIENTE E RESPONSÁVEL