Determinação dinamiza as disputas no município de Fernando Pedroza
determination of Daniel Pereira streamlines the political disputes in the municipality of Fernando Pedroza
É inegável que a determinação de Daniel Pereira para alcançar seu objetivo de ser prefeito no município de Fernando Pedroza tem dinamizado a disputa pelo poder local.
Desde 1996 que as disputas eleitorais só acontecia em época de eleição. Não havia uma atuação constante por parte da oposição no sentido de enfraquecer a força política da situação. O que não acontece após 2008.
Nas três primeiras eleições municipais os candidatos a prefeito representando a oposição se apresentava ao eleitorado procurando conquistar os votos e quando conseguia, após as eleições, desapareciam – deixando suas “ovelhas” entregues aos “lobos”.
Os que pretendiam escolher um candidato de oposição temiam essa situação, uma vez que não se tem 100% de certeza na vitória do candidato. E imaginavam ser perseguidos – prática comum entre os eleitos – escarnecidos após o pleito.
Com a candidatura de Daniel Pereira em 2008 e sua permanência no município através da Rádio Comunitária os eleitores ganharam confiança a ponto de manifestarem seu descontentamento em relação a administração municipal.
Por outro lado a autoconfiança dos líderes tem contribuído para o sucesso do líder opositor. Durante dois anos os eleitores foram estimulados a assumir sua insatisfação em relação ao poder público municipal. Sem nenhuma resistência por parte dos líderes da situação.
Hoje quando a situação resolveu resistir os eleitores já estavam convictos e confiantes do que querem. Convicção que os levaram a unirem-se em torno de um objetivo – construir o Parque do Povo.
Que outro líder local tem essa capacidade de mobilizar o povo para auxilia-lo na conquista de metas e objetivos? E trabalha com plano B?
Será que é possível prevalecer quando se enfrenta homens confiantes e determinados, usando táticas que contribui para a repulsão dos eleitores ao invés de atraí-los?
Comentários