Fernando Pedroza: comparando os índices de desenvolvimento municipal
COMPARING THE RATES OF MUNICIPAL DEVELOPMENT
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) avalia três áreas: emprego e renda, educação e saúde. Seus critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo desenvolvimento (quando o indicador fica entre 0 e 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1).
Na área da saúde o indicador leva em consideração o número de consultas pré-natal, os óbitos por causas mal definidas e os óbitos infantis por causas evitáveis. Na educação taxa de distorção idade-série, o percentual de docentes com ensino-superior, a média de horas-aula, a taxa de matrícula na educação infantil, taxa de abandono e o IDEB. Na área de emprego e renda leva em conta a geração e o estoque de emprego formal, bem como os seus salários médios.
Em Fernando Pedroza a área com melhor indicador é a saúde, com índice superior a 0,8 (0,8306). Esse é o melhor índice da Microrregião Angicos e o 22º no ranking estadual. Já na área de emprego e renda o município apresenta baixo desenvolvimento, porém é o melhor índice da Microrregião e o 44º em comparação com os demais municípios do Estado do RN.
Na Educação ficou atrás de Lajes, Afonso Bezerra e Caiçara do Rio do Vento. Nessa área o município não se destacou, ficou em 4º lugar na microrregião e em 132º no ranking estadual, uma colocação a frente do município de Angicos que ficou em 133º.
A Microrregião Angicos é constituída pelos municípios de Angicos, Afonso Bezerra, Caiçara do Rio do Vento, Fernando Pedroza, Jardim de Angicos, Lajes, Pedra Preta e Pedro Avelino. E os dados base da análise do IFDM são de 2007, edição 2010.
Em matérias posteriores avaliaremos por áreas: emprego e renda, saúde e educação.
Comentários