Campanha eleitoral 2010
Três senadores unidos – uma possibilidade de sucesso
‘Quem for incapaz de levar o inimigo a dividir as suas forças é incapaz de enfrentar qualquer outra tática’. (Sun Tzu)
Pensamos que a Coligação Vitória do Povo tinha dividido Garibaldi e Henrique, mas Garibaldi e Henrique é quem estavam enfraquecendo a coligação. Enquanto a liderança do PSB vislumbrava com o apoio de Henrique a Iberê, o deputado e o senador computavam as vantagens eleitorais dessa aproximação.
A incapacidade do PSB de evitar a união de três senadores e de confiar na competência de sua liderança os levaram a cometer um grave erro – estabelecer aliança com o deputado Henrique Alves (PMDB). Erro que está colocando em risco a eleição de Iberê para o Governo do Estado e a eleição de Wilma para o Senado Federal.
Sem essa aliança com o candidato do PMDB as chances de um dos dois candidatos se elegerem seriam maiores. Pois não teriam seguidores da Coligação Vitória do Povo apoiando Wilma e Garibaldi. Desse modo, as vantagens para Garibaldi são maiores do que as de Wilma. Pois enquanto ela consegue um voto ele conquista dois votos.
Para o senado serão eleito dois candidatos. Nessa disputa estão três ex-governadores: Garibaldi Filho, José Agripino e Wilma. As pesquisas apontam Garibaldi e Agripino como os dois mais votados. E Wilma ocupa a terceira colocação. Sem o apoio da coligação de Wilma a Garibaldi é provavel que ela estaria numa disputa equilibrada com ele, com grandes chances de assumir o Senado Federal junto com José Agripino.
Já Iberê para superar a popularidade de Rosalba terá que conquistar muitos Henriques. Rosalba tem uma longa história política no Rio Grande do Norte e nesse período construiu uma imagem de mulher trabalhadora, que entende os problemas da família norteriograndense. Enquanto poucos conhecem a história de Iberê e dificilmente Henrique ajudará nesse desafio.
Garibaldi e Henrique dividiram-se para apagar as chances de Iberê assumir o governo e Wilma chegar ao senado. Será que eles conseguirão? Tudo está caminhando para o sucesso de sua tática política de manter-se no senado.
Comentários