TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Juntas podem contribuir para o desenvolvimento social
LEGENDA: Escola de inclusão digital: oferece curso básico em informática, noção de internet e acesso a internet. Foto: Márcio Roseno |
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) revolucionaram as relações sociais e entre os lugares. Com elas disseminamos ideias de interesse do capital, mas também de interesse social. Os lugares ficaram mais próximos pela velocidade com que as informações trafegam de um a outro lugar. Uma mensagem que em séculos anteriores demorava meses, hoje chega ao destinatário em segundos.
Tudo isso é proporcionado pelas técnicas de transmissões de sinais através de ondas de rádio, comunicações via satélite e sistemas ópticos que possibilitam a comunicação entre diferentes grupos sociais. Favorecendo a troca de informações e experiências, a compreensão da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. E criando condições de entretenimento e diversão.
Nesse contexto surgem novas demandas educacionais. Pois não basta ter acesso as tecnologias de informação e comunicação, é preciso que os cidadãos interessados em compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto saibam utilizar essas tecnologias.
Atualmente temos as escolas e centros de inclusão digital e as LAN houses que integram um número cada vez maior de cidadãos as redes sociais. Contudo, o número dos que sabem fazer uso é bem menor do que os que acessam.
A escola nesse contexto se depara com um desafio: repensar o seu conteúdo curricular e suas práticas educacionais. Novas aprendizagens e infraestruturas são requeridas para que se proporcione um trabalho pedagógico voltado a essa realidade. Sem, contudo, deixar de fora os educadores. Estes precisam desenvolver novas competências para integrar tecnologia e produção de conhecimento.
Comentários