De quê tem vergonha um cidadão fernando-pedrozense?
Conforme o dicionário digital AULETE, vergonha é um sentimento de desconforto que alguém sente devido à exposição de suas particularidades, fraquezas, defeitos, etc [...]. Diz também o mesmo dicionário que revolta é um forte sentimento de indignação. Agora pergunto: que sentimento tem um cidadão que esgota sua fossa e lança os resíduos em via pública? Estará ele demonstrando vergonha ou revolta?
Um cidadão envergonhado é tímido. Então não pode esse portador de direitos está demonstrando vergonha se deliberadamente se expõe diante de seus concidadãos para contrariar as regras sociais. Agora, esse mesmo cidadão no pleito de 2006 sentiu desconforto ao ouvir um pedido da candidata ao poder legislativo estadual - Ruthe Ciarlini, que quando em campanha pediu para usar o banheiro. Sabia ele das condições em que se encontrava sua fossa e que a descarga que ela desse todo o ambiente ficaria contaminado com o mau cheiro. Mas não podia negar o pedido de alguém que necessitava. De lá pra cá a situação vem se repetindo até que após longos anos de sofrimento e humilhação resolve chamar a atenção do governo municipal.
A prefeitura logo reage prestando queixa na delegacia de polícia e através dos seus representantes no Legislativo, que na sessão desta sexta-feira (15/05) clamavam para que o caso fosse levado ao Ministério Público. Além do mais zombavam de seu filho - professor da rede pública, dizendo que o mesmo havia faltado a sessão por vergonha.
Mas teria um cidadão consciente vergonha de tal ato? Tem um ditado popular que diz: "vergonha faz matar e/ou roubar". E esse não foi o caso. Se os que comportam-se indignamente não se envergonham, quanto mais os que não tem de que se envergonhar.
Comentários
Professora Rosa Neide