Políticas Públicas e Processos de Comunicação na Educação Ambiental para a Coleta Seletiva

Artigo

Autor(es): FARIAS, Alessandra Marlice de Brito; MAZZARINO, Jane Márcia (Dra); OLIVEIRA, Eniz Conceição.

RESUMO

A mudança de hábitos e as necessidades da sociedade moderna provocaram um aumento significativo na quantidade de resíduos sólidos produzidos diariamente, gerando um problema ambiental e social. Portanto, ações e políticas públicas voltadas para a educação ambiental se tornam possibilidades para a minimização da problemática relacionada ao consumo e descarte de resíduos. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção e a participação de moradoras de Lajeado RS na política municipal de coleta seletiva dos resíduos sólidos domésticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas do tipo semi-estruturada individuais e grupais com as moradoras/consumidoras dos bairros de Lajeado. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo qualitativa. Como resultado verificou-se que as moradoras/consumidoras possuem a preocupação com os impactos ambientais causados pelos descartes dos resíduos, procurando separar de forma correta os resíduos gerados em suas residências. Em relação às campanhas de informação a respeito da coleta seletiva, as moradoras/consumidoras relataram que falta divulgação nos meios de comunicação, enquanto que para a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) de Lajeado as campanhas que são realizadas são suficientes.

Palavras-chave: Comunicação. Educação ambiental. Políticas públicas. Resíduos sólidos.

Leia o Artigo completo. Fonte revistaea.org

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