DESAFIO DOS FUTUROS CANDIDATOS A PREFEITO NO MUNICÍPIO DE FERNANDO PEDROZA
Em dois mil e oito 402 eleitores aptos a votarem no município de Fernando Pedroza deixaram de escolher um candidato a prefeito. Foram 231 eleitores que não compareceram as urnas e 171 que votaram em branco ou anularam o voto. Esse grupo de eleitor pode fazer grande diferença nas eleições em 2012.
Para se perceber a relevância desses eleitores basta relacioná-lo com a diferença entre os votos obtidos pelos candidatos a prefeito. Em 2008 a diferença de votos entre Gondemário Miranda e Daniel Pereira foi de 224. Esse resultado poderia ser outro se todos os eleitores aptos tivessem feito sua escolha por um candidato.
A pergunta que se faz é: por que esses eleitores se recusam a fazerem suas escolhas? O candidato que identificar a melhor resposta e utilizar as melhores estratégias para superar essa barreira, possívelmente, terá melhor desempenho.
A seguir apresentamos dois gráficos que ilustram o comportamento desses eleitores entre 1996 e 2008. Não vou analisá-los, mas eles poderão nos dá algumas pistas para possíveis respostas da questão suscitada.
Comentários