Candidatos a prefeitos dependem dos votos dos candidatos a vereadores
Um soberano rodeado de pessoas certas prospera. Aquele que não conseguir essa condição cairá em ruína.
Sun Tzu
O propósito deste artigo é tentar responder a pergunta: será que numa eleição os candidatos a prefeitos dependem dos votos dos candidatos a vereadores? A resposta será dada observando a realidade do município de Fernando Pedroza – RN nos anos de 1996, 2000 e 2004. Para isso faremos uma pesquisa nos documentos dispostos pelo TRE-RN no site www.tre-rn.gov.br.
A metodologia adotada para verificar a hipótese de que os candidatos a prefeitos dependem dos candidatos a vereadores, foi relacionar o total de votos obtidos pelo candidato a prefeito de uma coligação/partido com o total de votos obtidos pelos candidatos a vereadores da mesma coligação/partido e entre coligações/partidos diferentes.
Acreditamos que, estabelecendo uma relação entre o total de votos obtidos pelo candidato a prefeito e o total de votos obtidos pelos candidatos a vereadores, conseguiremos dar uma resposta válida ao problema.
Numa eleição municipal os candidatos a vereadores de uma mesma coligação se unem para eleger o candidato a prefeito de sua coligação. E procuram convencer o eleitor a “votar casado” – votar no candidato a prefeito e no candidato a vereador da mesma coligação. Segundo esses candidatos, o candidato a vereador eleito sendo da mesma coligação/partido consegue fazer mais pelo município. E assim, vão conseguindo votos para si e para o candidato a prefeito aliado.
O candidato a prefeito também tem a sua participação na conquista dos seus votos. Mas, ele atua, principalmente, como apoio ao candidato a vereador, dando as garantias exigidas pelos eleitores. Todavia, o candidato a vereador tem um contato maior com o eleitorado. São eles quem convence os amigos, os vizinhos, os parentes; seja utilizando meios legais ou não.
Em Fernando Pedroza, continue...
Comentários