RÁDIO COMUNITÁRIA

Importante instrumento político de transformação social que aproximou do equilibrou as disputas políticas em Fernando Pedroza.

Desde 1996 que o poder político em Fernando Pedroza concentra-se em um grupo familiar, sobretudo agora, entre 2008 e 2012, período em que dois irmãos lideram o Poder Executivo e Legislativo municipal. Num município com a população vunerável à troca de votos por favores essas posições fazem diferenças na disputa por cargos eletivos.


Já os líderes que opoem-se a administração não possuiam instrumentos materiais que condicionassem suas ações de transformação do pensamento dominante. O que era favorável a manutenção do grupo familiar no poder.


Quatro candidatos opositores chegaram a disputar eleições municipais sem sucesso entre 1996 e 2008. Conseguiram ser bem sucedidos no apoio a candidatos ao governo do estado – em primeiro turno, mas sufocados em segundo turno pelo poder político da situação.


Agora em 2010 tem-se outras perspectivas nas disputas eleitorais. Uma vez que os oposicionistas contam com um instrumento que, através de ondas de rádio, leva informações que transformadas em conhecimento após comparação entre o que chega a audição e o que é captado pela visão por meio da experiência e observação, pode mudar a maneira de ver a realidade.


Antes da rádio os fernando-pedrozenses se contentavam com o que os candidatos apresentavam da realidade – “uma das melhores”. Hoje se reconhecem que a realidade pode ser melhorada.


Nesse contexto de “equilíbrio” nas disputas eleitorais está as eleições de 2010, especialmente do governo do estado. Apesar de não ser uma eleição municipal os líderes usam ela para demonstrar o seu poder político em nível local. Em comício o prefeito do município já chegou a dizer que quem manda é ele. O que deixa claro com quem está o poder.


Históricamente a oposição tem sido bem sucedida no apoio ao governo do estado em 1° turno. Porém fracassado em 2° turno. Espera-se, contudo, pela intensidade da disputa, que neste ano consigam superar a situação nos dois turno (se houver).


A situação está confiante de que repetirá o feito de anos anteriores, inclusive com maior confiança, prometendo conquistar 2 votos para cada voto conguido pela oposição. Se a promessa se confirmar teremos concomitantemente a confirmação do cumprimento da promessa e da manutenção do poder familiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caatinga: Uma Galeria da Resiliência Natural sob o Sol Escaldante

Está expirando o prazo para envio das prestações de contas da alimentação escolar e transporte escolar

Compras Institucionais e Agricultura Familiar: Um Caminho para Fortalecer a Produção Local