“Povo”, meu grande amigo

A vida aqui na Terra é marcada por grandes amizades e uma que perdura e proporciona vantagens é a que é feita com "povo". Amigo ansioso, crente, em tudo acredita e qualquer coisa lhe traz satisfação. Mas, também é preocupado. Quando as eleições municipais se aproxima logo quer saber quem são os candidatos. Também pudera essa é a única oportunidade que tem de renovar as esperanças.

Certo dia, na sua ansiedade procurou saber dos líderes dos partidos políticos no seu município quem era os futuros candidatos. Ah! essa é fácil, exclamou o líder de um dos partidos. Eu gosto é de pergunta difícil. Se você me perguntasse por exemplo, quem escolheria para gerenciar minha empresa com certeza teria dificuldade em responder. Mas, quem serão nossos candidatos... eu posso lhe assegurar que eles serão o melhor para “povo”. Vamos nos reunir em assembleia e logo apresentaremos os seus futuros representantes.

“Povo” com a resposta saiu sorridente por ter conversado com um líder político. O líder por sua vez foi imediatamente marcando a reunião com os membros do partido. E nas câmaras secretas declara: "vamos escolher os representantes do partido para o Poder Legislativo e Executivo municipal. Em seguida faculta a oportunidade para os membros fazerem as indicações.

O primeiro participante, homem sincero, indica o candidato "A" para ser o candidato do partido, por ser justo e de poucas promessas, faz apenas as que pode cumprir. Ao ouvir a indicação a turma toda levanta a voz - os recursos da prefeitura são limitados, assim serão limitadas as promessas. Por sua vez, levanta-se o ingênuo, "o membro 'B' é a melhor decisão para “povo” e o partido, pois é honesto e competente". O grupo imediatamente murmura: tem qualidades, mas de que adianta, falta-lhes popularidade. E é aí que está o segredo da vitória.

Nesse momento o líder responde: que tal eu ser o candidato? tenho popularidade, povo confia em mim e sei falar o que querem ouvir. O grupo concorda e acrescenta à lista de qualidades - além do mais sabe prometer e não cumprir, desconhece a ética e adora a venalidade. Parabéns! Exclama o secretário, "você será o nosso candidato ontem, hoje e sempre".

No dia seguinte “cofrinho”, secretário do partido, encontra “povo” na praça e cumprimenta - advinha quem será o nosso representante? “Formiga”, o nosso grande líder, o homem que representa trabalho. Quando eleito o que você precisar conte conosco. Na verdade, diz povo, estou precisando... não se preocupe, interrompe o secretário, deixe com agente. Quando assumirmos a prefeitura você vai ver o que é um homem trabalhador. Vamos partir bem o pão. Cantaremos juntos a canção "um pra eu, um pra tu, um pra eu...".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caatinga: Uma Galeria da Resiliência Natural sob o Sol Escaldante

Está expirando o prazo para envio das prestações de contas da alimentação escolar e transporte escolar

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: COMO ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES DE FORMA CONSCIENTE E RESPONSÁVEL