PESQUISA DE CAMPO
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL- ESAB
Educação Ambiental Urbana
Francisco Hudson de Araújo
Continuando o trabalho de pesquisa com o objetivo de levantar dados para responder a pergunta: será que os eleitores fernando-pedrozense consideram o desenvolvimento local sustentável no momento de escolher seus candidatos? Desta vez estamos trabalhando no bairro Miguel Trindade.
Iniciamos os levantamentos nesse bairro pela rua 19 de Novembro, passando para a rua São José, 7 de Setembro, Custódio do Nascimento… E mesmo não sendo objetivo da pesquisa, ouvimos os lamentos dos eleitores, suas frustrações, da mesma forma que ouvimos no Alto São Joaquim. Porém, há diferenças nas suas reclamações.
No bairro Alto São Joaquim, como já destamos em publicação anterior, reclama das dificuldades que os moradores enfrentam no período chuvoso, principalmente os estudantes. Já o Miguel Trindade tem o olhar voltado para as precárias habitações, e as promessas que os candidatos fizeram de recuperá-las. Eles lamentam ter confiado nas promessas enganosas feitas pelos candidatos que passaram em suas residências.
E há eleitores que reclamam que candidatos pegaram seus papéis de água e luz para serem pagos e não mais apareceram. Descobriram que não haviam sido pagos quando os funcionários das empresas prestadoras dos serviços vieram bloquear o fornecimento de energia e de água. Agora, apesar das diferenças, esses eleitores tem algo em comum. Foram ingênuos em acreditar em falsas promessas.
Neste momento agradecemos os que têm contribuido com a pesquisa, e a confiança que em nós tem sido depositada, muitas vezes revelando até mesmo as suas preferências eleitorais. Quando concluírmos apresentaremos a comunidade os resultados e a resposta ao problema: será que os eleitores fernando-pedrozense levam em consideração o desenvolvimento local sustentável no momento de escolher seus representantes?
Comentários