A depressão é uma doença comum e as pessoas que sofrem de depressão precisam de apoio e tratamento

9 de outubro de 2012 | GENEBRA - No Dia Mundial da Saúde Mental (10 de Outubro), a OMS está pedindo um fim para a estigmatização de depressão e outros transtornos mentais e de melhor acesso ao tratamento para todas as pessoas que precisam dele.

Luta contra o estigma: a chave para o aumento do acesso ao tratamento

Globalmente, mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão, um transtorno mental que impede as pessoas de bom funcionamento. Mas por causa do estigma que muitas vezes é ainda ligado a depressão, muitas não reconhecem que estão doentes e não procuram tratamento.

A depressão é diferente de oscilações de humor habituais. Depressão induz um sentimento sustentado de tristeza por duas semanas ou mais e interfere com a capacidade de funcionar no trabalho, escola ou em casa. Tratamentos eficazes incluem o tratamento psicossocial e medicação. O envolvimento activo das pessoas deprimidas e aqueles que estão perto deles no tratamento da depressão é fundamental. O primeiro passo consiste em reconhecer a depressão e estender para o apoio. Quanto mais cedo o tratamento começar, o que é mais eficaz.

"Temos alguns tratamentos altamente eficazes para a depressão. Infelizmente, menos de metade das pessoas que têm depressão receber os cuidados de que necessitam. De fato, em muitos países, isso é menos de 10% ", diz o Dr. Shekhar Saxena, diretor do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias. "É por isso que a OMS está a apoiar os países na luta contra o estigma como uma atividade fundamental para o aumento do acesso ao tratamento."

Atitudes culturais e da falta de compreensão da condição de contribuir para uma relutância em procurar ajuda para a depressão.

Depressão comum em todas as regiões

OMS estimativas sugerem que a depressão é comum em todas as regiões do mundo. Um recente estudo apoiado pela OMS revelou que cerca de 5% das pessoas na comunidade tiveram depressão durante o ano passado.

Depressão resultados de uma complexa interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Existe uma relação entre a depressão e da saúde física, por exemplo, doença cardiovascular podem levar a depressão e vice-versa. Até uma em cada cinco mulheres que dão à luz a experiência da depressão pós-parto.

Além disso, circunstâncias como as pressões econômicas, desemprego, desastres e conflitos também podem aumentar o risco da doença. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Tragicamente quase um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, e grande parte deles tinha depressão experiente.

Resposta da OMS

OMS ajuda os governos no tratamento da depressão, incluindo em seus pacotes básicos de saúde. Através da OMS de Saúde Mental Programa de Acção Gap (mhGAP), trabalhadores de saúde em países de baixa renda são treinados para reconhecer os transtornos mentais e fornecer o cuidado adequado, assistência psicossocial e medicamentos para pessoas com depressão.

Dia Mundial da Saúde Mental foi iniciada pela Federação Mundial para Saúde Mental, em 1992. O dia é usado por muitos países e organizações para conscientizar o público sobre questões de saúde mental e promover a discussão aberta de transtornos mentais, e os investimentos em serviços de promoção, prevenção e tratamento.

Para mais informações, favor contatar:

Tarik Jasarevic
OMS Diretor de Comunicações
Telefone: +41 22 791 5099
Celular: +41 79 367 6214
E-mail:
jasarevict@who.int

Disponível em: Word Hearlth Organization

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caatinga: Uma Galeria da Resiliência Natural sob o Sol Escaldante

Está expirando o prazo para envio das prestações de contas da alimentação escolar e transporte escolar

Compras Institucionais e Agricultura Familiar: Um Caminho para Fortalecer a Produção Local