Eleições municipais: quem é o favorito?
Conhecimento e experiência poderá ser o diferencial nas eleições 2012 no município de Fernando Pedroza/RN. Serão 3 candidatos disputando aproximadamente 3.100 eleitores.
A disputa pelo cargo já começa com favoritos. Ouve-se de um lado o “candidato” X já está eleito. Do outro afirma-se o “candidato” Y superará o concorrente X e o corrente Z. Há nessa disputa dois “candidatos” auto-confiantes. Situação que pode ser favorável ao “candidato” Z.
Percebe-se ao observar a nova conjuntura política no município de Fernando Pedroza que as características necessárias aos candidatos para que estes superem seus concorrentes estão distribuídas entre eles. Com um está a liderança, com outro a popularidade e os recursos flui em outro candidato.
Quem souber fazer uso de suas fortalezas e identificar suas fraquezas de modo a superar suas deficiências, poderá ser o grande vitorioso. Porém o que não reconhecer a autoconfiança como uma fraqueza poderá sentir o gosto amargo da derrota.
Outro aspecto que caracteriza estas eleições é a existência da ilusão que o dinheiro é a força maior. Ele na verdade é um recurso dentre outros tantos. Porém, seu uso para convencer o eleitorado só funcionará se houver um desequilíbrio entre as partes que o emprega com essa função. Para ter o efeito esperado o eleitor terá que está privado de sua “liberdade” de escolher.
Um eleitor privado da liberdade é um eleitor necessitado economicamente. No município de Fernando Pedroza 44% das pessoas de 10 anos ou mais não tem rendimentos (IBGE, 2010), e 29% dos domicílios possuem renda domiciliar per capita de até 1/4 do salário mínimo. Se houver disponibilidade de recurso financeiro por parte de dois ou mais candidatos este terá suprida sua necessidade e por sua vez “recuperado” sua liberdade. Ficando livre pra escolher o candidato de sua preferencia.
Será preciso muita sensibilidade para perceber as oportunidades. Quem tive-lá poderá alcançar o êxito. Para os que estiverem perdidos, sem sabedoria ou referência recorra a experiência popular. Veja o que diz:
1. Quando o gato sai, os ratos fazem a festa; 2. Quem muito padece, tanto lembra que aborrece; 3. Quem não aparece, esquece; mas quem muito aparece, tanto lembra que aborrece; 4. Quem quer agradar a todo mundo, no fim não agrada ninguém; 5. A pobres não prometas e a rico não devas; 6. Quando dois búfalos lutam, quem sai mal é o capim; 6. A arrogância vem antes da queda.
Uma coisa é certa teremos uma ótima eleição no município de Fernando Pedroza, com chances de acontecer o inesperado.
Comentários