Pesquisa de campo

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB

Educação Ambiental Urbana

Francisco Hudson de Araújo

Entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2009, visitei 54 residências no bairro Alto São Joaquim, município de Fernando Pedroza, com o objetivo de levantar informações para responder a pergunta: será que os eleitores consideram o desenvolvimento local sustentável no momento de escolher seus candidatos? As informações levantadas serão utilizadas na confecção de uma monografia que tem por tema provisório: Consciência Política: um caminho para o desenvolvimento sustentável.

Nesse bairro muitos eleitores demonstraram ter compreensão do que seja desenvolvimento, mas que não estão dispostos a pagar o preço por ele. Eles têm consciência do que querem para o bairro, e das dificuldades que há para se alcançar as melhorias desejadas.

Os entrevistados apontaram como principais problemas: a distância entre o bairro e a escola de seus filhos e o obstáculo que há nesse trajeto até a escola. Para eles o bairro deveria ter uma escola, especialmente para as crianças, pois no período chuvoso os alunos precisam, para ir à escola, passar por uma ponte na BR 304, sobre o Rio Pataxós, colocando em risco de morte as vidas de seus filhos.

Conforme os moradores muitos candidatos já prometeram resolver o problema, mas até o momento atual não houve o cumprimento da promessa. Em 2008, nas eleições municipais, o principal discurso dos candidatos a prefeito, tanto do grupo da situação quanto da oposição, era de que se ganhassem as eleições construiriam uma passarela ligando o Alto São Joaquim ao Centro da cidade. Porém, ainda aguardam a realização dessa obra, assumida com os eleitores em 2008.

Os detalhes dessa pesquisa poderá ser apropriada pela comunidade após a conclusão da monografia, prevista para maio de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caatinga: Uma Galeria da Resiliência Natural sob o Sol Escaldante

Está expirando o prazo para envio das prestações de contas da alimentação escolar e transporte escolar

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: COMO ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES DE FORMA CONSCIENTE E RESPONSÁVEL