É duvidoso o uso social do programa tribuna livre com o povo
Domingo 11 de outubro de 2009 a Sra. Elma Lourdes Santana enviou uma carta pedindo o apoio do Programa Tribuna Livre com o Povo, divulgado pela Rádio Cumunitária FM Cidade em Fernando Pedroza/RN, para que o apresentador Daniel Pereira fizesse uma apelo as pessoas que queimam os seus lixos na zona urbana, pois tem prejudicado a saúde de crianças e idosos. Pedido que foi reforçado pelo Sr. Osvaldo que também sofre com as queimadas na zona urbana. No entanto o programa se deteve apenas em fazer o relato. Diferentemente de outro apelo feito por outra moradora da cidade.
A outra moradora pedia esclarecimentos do prefeito, que incluiu seu nome no programa de casas populares, mas que não havia construido sua casa. Para este apelo o apresentador dedicou um pouco mais do seu tempo, e inclusive fez comentários. Será que o problema da fumaça não é relevante? Se é relevante, por que não teve a devida atenção por parte do apresentador? Por que o apelo que envolvia o nome do prefeito teve maior atenção?
É certo que ambos os problemas são relevantes, mas a escolha por comentar um em detrimento do outro se relaciona diretamente com o objetivo do programa, que não deixa de ser social, mas que alia o social ao político. Ficando patente que o uso social do programa não reflete necessariamente o caráter bondoso e atento aos problemas socias, mas a promoção política do apresentador. Uma vez que comumente faz referência “se eu fosse prefeito…”.
Comentários