Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2009

As crianças são esquecidas pelo poder público municipal

Imagem
Para que o Conselho Tutelar de Fernando Pedroza simule uma festa de criança é necessário mendigar R$10,00 de um, 1 pacote de confeito de outro. Enquanto isso, os adultos eleitores dispõem de recursos públicos para bancarem 2 dias de festas com bandas de sucesso.

Escolas recebem certificado de participação na III CNIJMA

Imagem
Escolas do município de Fernando Pedroza receberam, no último dia 30 de setembro, certificado de participação na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O tema dessa conferência: mudanças ambientais globais.

Violência nas escolas

Educadores estão preocupados com a violência entre crianças e adolescentes nas escolas. Na Escola Municipal Fabrício Pedroza diariamente alunos alegam que sofreram agressões de colegas em sala de aula. E o mais preocupante é que os professores presenciam pais incentivando seus filhos a brigarem. Orientando-os a baterem no colega quando agredido.

Vamos resgatar nossos valores: a verdade

“A verdade é filha legítima da justiça, porque a justiça dá a cada um o que é seu. E isto é o que faz e o que diz a verdade, ao contrário da mentira. A mentira, ou vos tira o que tendes, ou vos dá o que não tendes; ou vos rouba, ou vos condena”. (Pe. Antonio Vieira, Sermão da Quinta Dominga de Quaresma, pregado na igreja maior da cidade de São Luís no Maranhão, no ano de 1654)

Senador defende direito de população revogar mandato de titular de cargo eletivo

Imagem
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu no dia 25 de setembro, em Plenário do Senado Federal, o Instrumento do recall, regra constitucional que atribui à população o direito de propor plebiscito para revogar mandato de titular de cargo eletivo. Conforme esclareceu o senador, podem ser alcançados pelo recall desde o prefeito ao presidente da república, assim como detentores de cargos no legislativo. A população poderia inclusive propor a renovação de toda a composição das Casas do congresso, o Senado e a Câmara dos Deputados.

Desigualdade de renda nas Microrregiões de Angicos e Serra de Santana

Caiçara do Rio do Vento e Bodó são os dois municípios das Microrregiões de Angicos e Serra de Santana que apresentam menor desigualdade de renda. Nessas microrregiões os indicadores variam de 0,35 a 0,42, sendo que, quanto menor o número menor será a desigualdade de renda.

O que os pobres gastam em um ano os ricos gastam em três dias

De acordo com estudos divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o Brasil ainda mantém um nível elevado de desigualdade de renda. Nesta nação enquanto os 40% mais pobres vivem com 10% da renda nacional, os 10% mais ricos vivem com mais de 40% da renda. Conforme o Ipea, o que um brasileiro pertencente ao 1% mais rico pode gastar em três dias equivale ao que um brasileiro nos 10% mais pobres levariam um ano para gastar.

Secretaria Municipal de Educação Investe em horta escolar

Imagem
  A Secretaria Municipal de Educação de Fernando Pedroza diante da dificuldade de adquirir hortaliças frescas no município decide, juntamente com a escola municipal, criar horta no espaço escolar. A horta oferece hortaliça de boa qualidade, aproxima a criança da natureza e enriquece a alimentação escolar com minerais. São cultivadas neste espaço alface, coentro, cebolinha, beterraba, tomate e couve, hortaliças que são adicionadas a merenda escolar.

Os garrafões de água mineral têm prazos de validade

Quem compra água mineral precisa está atento a data de validade das embalagens, pois os garrafões de plásticos passam a ter data de validade. Além da validade o consumidor deve observar o local de armazenagem da água e se está próxima a produtos que exalam cheiro forte. Cuidados ajudam a manter a qualidade do produto.

Mensagem da semana: Seja honesto, não trate as outras pessoas com engano

Disse o pregador: “O que trabalha com mão enganosa empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece”. Provérbios 10.4

Acompanhe os recursos financeiros que são destinados ao seu município

Clique no link ao lado “FISCALIZE AS TRANSFERENCIAS PARA SUA CIDADE” e acompanhe os recursos da União destinados ao seu município. Veja o que estão fazendo com os impostos que você paga. Fique de olho porque esses recursos podem ter um destino para o qual não foi programado.

Crianças contentam-se com as ofertas dos “homens bons”

Imagem
No dia 12 de outubro foi realizado em Fernando Pedroza um evento em comemoração ao dia da criança. A realização se deve, principalmente, a mobilização do conselho tutelar, que desprovido de recursos financeiro resolve pedir ajuda a vereadores, secretários municipais e comunidade. O problema é que na nossa comunidade o povo sente-se eternamente grato quando é servido por alguém. E essa gratidão com certeza será explorada pelos “homens bons” que tiram do “próprio bolso” o que deveria ser investimento público.

É duvidoso o uso social do programa tribuna livre com o povo

Domingo 11 de outubro de 2009 a Sra. Elma Lourdes Santana enviou uma carta pedindo o apoio do Programa Tribuna Livre com o Povo, divulgado pela Rádio Cumunitária FM Cidade em Fernando Pedroza/RN, para que o apresentador Daniel Pereira fizesse uma apelo as pessoas que queimam os seus lixos na zona urbana, pois tem prejudicado a saúde de crianças e idosos. Pedido que foi reforçado pelo Sr. Osvaldo que também sofre com as queimadas na zona urbana. No entanto o programa se deteve apenas em fazer o relato. Diferentemente de outro apelo feito por outra moradora da cidade. A outra moradora pedia esclarecimentos do prefeito, que incluiu seu nome no programa de casas populares, mas que não havia construido sua casa. Para este apelo o apresentador dedicou um pouco mais do seu tempo, e inclusive fez comentários. Será que o problema da fumaça não é relevante? Se é relevante, por que não teve a devida atenção por parte do apresentador? Por que o apelo que envolvia o nome do prefeito teve maior at...

ADOLESCENTES CONTRIBUEM COM O CRESCIMENTO POPULACIONAL DE FERNANDO PEDROZA

Imagem
Francisco Hudson de Araújo Licenciado em Geografia Fernando Pedroza está entre os municípios da Microrregião Angicos que apresentaram crescimento populacional positivo em 2007. E destaca-se na microrregião como o município com maior proporção de mães adolescentes. CRESCIMENTO POPULACIONAL Entende-se por crescimento populacional o resultado do crescimento vegetativo, acrescido do contingente de imigração, com a subtração do contingente de emigração. O crescimento vegetativo pode ser positivo, quando a taxa de natalidade superar a taxa de mortalidade ou negativo quando a taxa de mortalidade superar a taxa de natalidade. Porém, para se ter crescimento populacional não é necessário haver crescimento vegetativo positivo. É possível haver crescimento populacional sem necessariamente termos que ter uma taxa de natalidade superior a taxa de mortalidade. Para isso basta que o município seja um lugar atrativo, de modo a estimular a vinda de pessoas de outros lugares para habitar o luga...